Visitas
2 de março de 2022

IDAV REPRESENTA VOTUPORANGA EM AVALIAÇÃO REGIONAL

Instituição de Votuporanga recebeu representante de renomada fundação de São Paulo.

O IDAV (Instituto do Deficiente Audiovisual de Votuporanga) recebeu em suas instalações, uma importante visita da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Ezequiel Mariano, que é Articulador do Projeto Rede Estadual de Crianças e Adolescentes com Deficiência Visual, visitou, na tarde de quarta feira, 16 de Fevereiro, a instituição de Votuporanga, localizada na Rua Dona Maria de Freitas Leite nº 2704, bairro Cidade Nova. A visita teve como objetivo, apresentar as instalações do IDAV para uma avaliação de qualidade que está acontecendo em toda região, por meio de representantes da Fundação Dorina, que estão conhecendo outras instituições de inclusão social para cegos. Com isso, é possível que, futuramente, seja firmada uma parceria entre as redes, possibilitando a ampliação de projetos e beneficiando cada vez mais os atendidos da comunidade. Tema citado por Ezequiel ao decorrer da visita: “(…)

O objetivo desse projeto é o trabalho em rede. Então, conhecer essas instituições, pra futuramente, pensar em ações em conjunto, é muito importante.”

Durante a visita, guiada por Valéria, Coordenadora de Serviços, e Bruna, Assiste Social, o agente Ezequiel conheceu as salas em que são realizadas as atividades. São oficinas de informática, leitura em braile, música e artes em geral. Contando ainda com um espaço de descanso para os assistidos, onde eles podem fazer suas refeições, interagir e relaxar, para depois darem continuidade nas atividades. Tudo isso oferecido gratuitamente pela instituição. Além dessas atividades, o IDAV também possui empresas parceiras, que colaboram através de ações desenvolvidas em conjunto. Uma dessas parcerias é com a Unimed Votuporanga, que desenvolve a “Coleta do Lacre”. Nesse projeto, o IDAV faz a coleta dos lacres de latas e repassa para a Unimed, que posteriormente irá contemplar instituições da cidade, com cadeiras de rodas, camas e outros itens de uso para os beneficiados atendidos. A SAEV Ambiental, também faz parte desse time. É feita uma coleta de óleos usados, doados pela população, que são encaminhados para a SAEV e com isso, além de incentivar o descarte correto do óleo domiciliar, a instituição ganha um desconto na conta de água do mês. Seguindo o mesmo caminho do incentivo, Bruna contou sobre um projeto seu, chamado “Plantando Esperanças”, onde qualquer pessoa que levar seu óleo usado até a instituição, aceitando, é presenteada com uma muda de planta, cedida por uma voluntária, já plantada em um recipiente reciclável. A intenção, é que esse doador replante a muda e mande uma foto para a instituição postar em suas redes sociais. Uma forma de incentivo ao descarte correto do óleo de cozinha e a preservação do meio ambiente.

O percurso também contou com a presença da filha de um dos atendidos pela Instituição, Zilda, que representando todas as famílias, falou sobre a interação e o carinho que seu pai e os demais atendidos recebem, durante os dias de atividades: “(…) É uma interação bem legal. É Dia dos Pais, elas fazem sempre alguma coisa. No Natal decorou tudo, teve cesta, que os parceiros também contribuíram. Eles ficam esperando tanto por esse dia!” Contou ela. Continuou: “(…) Eu vejo o compromisso. Que eles fazem bastantes campanhas, pra fazer algumas arrecadações, pra promover os eventos depois.” Lembrou Zilda, sobre as campanhas que já foram desenvolvidas antes da pandemia, com a venda de sorvete; galinhada; peixada; Festa Junina e carnês com premiações. Ações cujo objetivo principal é levantar fundos para a entidade.

Após o término da visita, Ezequiel cedeu alguns minutos para uma rápida entrevista, onde também falou um pouco sobre os serviços que são oferecidos pela Fundação: “Na Fundação Dorina a gente tem um trabalho muito forte com o voluntariado, tem muitos voluntários que apoiam nas diversas áreas da fundação. Na área de reabilitação, na biblioteca tem bastantes voluntários, registrando as notas fiscais. Então tem muito trabalho voluntário. Então pode ajudar através desse trabalho voluntário. Através das notas fiscais, então pode digitar as notas fiscais, que é um recurso também que a gente tem ou fazendo algum tipo de doação pra Instituição.” Doações estas, que podem estar sendo feitas através do site: <www.fundacaodorina.org.br> onde também é possível acompanhar e conhecer um pouco mais do trabalho que é desenvolvido pela Instituição. A Fundação Dorina Nowill, fica localizada na Rua Dr. Diogo de Faria, nº 558 Vila Clementino, em São Paulo, Capital.

Perguntado sobre o que achou da visita, Ezequiel contou: “(…) Nossa, eu achei fantástico! Primeiro eu quero agradecer também a receptividade da Valéria, da Bruna e de todas as pessoas que me receberam aqui hoje.” Ele também falou sobre como vê a importância de uma instituição desse porte, como o IDAV, para nossa cidade: “(…) Muito feliz em saber que tem outras Instituições que também fazem esse tipo de atendimento, pra esse público, que a gente sabe que tem crescido cada vez mais. A quantidade de pessoas com deficiência visual. É importantíssimo.” Declarou.

Atualmente, o IDAV está com suas atividades presenciais suspensas, sendo desenvolvidas remotamente. Fora do período de pandemia, as oficinas para adultos e idosos, acontecem todas as terças-feiras, das 08h ás 16h. As oficinas para crianças são realizadas todas as segundas, quartas e sextas feiras, com início ás 13h e término das atividades ás 16h. O atendimento ao público, para tira-dúvidas e demais informações, segue de segunda a sexta feira, das 07h30min ás 17h. Mais informações, também pelo site: <www.idav.org.br> que disponibiliza imagens das atividades que são desenvolvidas e formas de como se tornar um contribuinte.

Agradecimento a todas as colaboradoras presentes, que cederam seu tempo e atenção para o desenvolvimento desta matéria: Valéria, Coordenadora de Serviços / Bruna, Assistente Social / Ariele, Secretária / Izabel, Presidente / Silvana, Cozinheira / Kátia, Cuidadora Social e Zilda, filha de um dos atendidos.

Thalia Munhoz, Publicitária, responsável por redigir a matéria.
Formas de contato: (17) 99285 – 4611 ou thaliamunhozoficial@gmail.com

 

© Instituto IDAV. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Delalibera Software e Sites.
Pular para o conteúdo